Carta da AZ Quest

carta do gestor


O cenário benigno que vinha se desenhando nos últimos meses passou a ser temporariamente questionado, em outubro, em função da divulgação de dados e eventos que abalaram três dos seus principais pilares de sustentação: a retomada da atividade econômica, o ciclo de corte de juros e o cenário externo. O mercado reagiu e aproveitou para realizar lucros obtidos nos últimos meses. O Real se desvalorizou, o mercado de juros apresentou movimento de steepening de curva, o mercado de incentivados foi vendedor e o Ibovespa fechou próximo da estabilidade.

A frustração com alguns dados de atividade divulgados ao longo do mês interrompeu o processo de melhora das expectativas para o PIB em 2018. Entretanto, analisados de maneira mais profunda os dados econômicos disponíveis, ainda não é possível afirmar que indiquem a reversão da tendência de recuperação verificada até então.

O destaque do quadro político local foi o já aguardado arquivamento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. Apesar do placar um pouco mais apertado que na primeira denúncia, o resultado abre espaço para o Governo reorganizar a sua articulação política e para que volte a pautar o Congresso em temas fundamentais para a continuidade do processo de retomada da economia, em especial a Reforma da Previdência. Uma condição necessária para isso parece ser a reforma ministerial.

(azquest.com.br/carta-do-gestor)